Como sobreviver às viroses de verão sem estragar suas férias

Verão, praia, sol, mar. A época de férias é sinônimo de muita diversão e claro, de um descanso merecido. Mas já pensou em passar os dias da sua tão sonhada folga com sintomas como febre, mal-estar, diarreia e até vômito?

Muito comuns no verão, as viroses são o grande pesadelo das férias para adultos e crianças. Quer saber como sobreviver a essas infecções bem inconvenientes sem estragar seu momento de lazer e descanso? Separamos algumas dicas para você prevenir e tratar as viroses de verão.

O que é virose?

Como o nome já diz, viroses são doenças causadas por vírus. Os mais comuns são o adenovírus e o enterovírus, responsáveis por gastroenterite aguda, uma infecção que causa diarreia e vômitos.

Como acontece o contágio?

A virose normalmente surge do contato dos vírus com superfícies, águas e alimentos. Ela é contagiosa e transmitida de pessoa para pessoa através das secreções eliminadas ao falar, tossir ou espirrar.

No verão, ambientes com uma alta frequência de pessoas, como mar e piscinas, são grandes facilitadores do contágio.

Quais são os principais sintomas?

Os principais sintomas da virose incluem febre, mal-estar, indisposição, dor abdominal, diarreia e vômito.

Nas crianças, mudança de humor e na disposição, recusa de comida e febre são sinais comuns.

Qual o tratamento adequado?

Além de medicação para tratar sintomas como febre e dores, a principal medida recomendada é aumentar a ingestão de líquidos, para melhor a hidratação do corpo.

Também é essencial optar por uma alimentação mais leve durante esse período e, se possível, dar espaço para frutas cítricas, como laranja, tangerina e limão, que auxiliam na digestão e no trabalho do intestino.

E afinal, como prevenir?

Para evitar a propagação e o contágio, é fundamental redobrar os cuidados com a higiene. Lavar as mãos constantemente com água e sabão, consumir alimentos com a conservação adequada, cobrir a boca com o braço antes de tossir ou espirrar e beber bastante líquido são os principais cuidados para se manter longe dos vírus.

Ao perceber os sintomas de uma virose, o ideal é consultar um clínico geral ou o médico da família para receber um diagnóstico adequado e iniciar o tratamento de forma eficiente. A Top Clínicas pode te ajudar! Cuide da sua saúde e agende uma consulta!