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6 dicas para melhorar a sua digestão

Como está sua alimentação na quarentena? Você mantém os hábitos saudáveis ou já apelou para as comidas prontas? O entregador do delivery já virou seu melhor amigo? 🍔🍟

Nesse período, todos nós já sofremos com azia, gases, sensação de estômago pesado ou sonolência. Esses males podem surgir em qualquer um que exagerou no prato ou não tomou os devidos cuidados durante a refeição — mesmo aqueles que seguem uma dieta equilibrada.

Alimentar-se bem não é só uma questão de escolher os alimentos certos para incluir no seu prato. Cuidados com a saúde influenciam em todo o organismo e também na digestão. Para que seu aparelho digestivo funcione com equilíbrio e sem sobrecarga, é necessário adotar hábitos que facilitem o trabalho das enzimas no estômago. Pensando em ajudar você a se sentir mais leve após as refeições, separamos 6 dicas para melhorar a sua digestão.

 

1. Mastigue bem, devagar e não fale enquanto se alimenta 🍽️

Uma mastigação incompleta e a conversa durante a refeição podem causar a deglutição prematura. Nosso sistema digestivo não foi projetado para digerir alimentos mal triturados. Por isso, surge a sensação de peso e indigestão.

A mastigação é o primeiro estágio da digestão. Não só fisicamente, por quebrar os alimentos em porções menores, mas também por emitir os sinais para os órgãos que secretam sucos digestivos (as enzimas pancreáticas e os ácidos do estômago), a fim de prepará-los para recebê-los.

A mastigação lenta permite que o mecanismo cerebral encarregado de sinalizar a saciedade ou enchimento do estômago tenha mais tempo para agir, informando a hora certa de parar de comer.

 

2. Equilibre sua alimentação 🍎

A falta de tempo é, muitas vezes, a desculpa para não se alimentar corretamente. Porém, mesmo com uma rotina corrida, é possível manter uma alimentação balanceada.

Existem alimentos práticos e nutritivos para inserir no seu dia a dia, que são fáceis de carregar, de comer e que não demandam tempo de preparo, como frutas, iogurtes e barras de cereais, ótimas opções para os lanches entre o café da manhã, o almoço e a janta.

Também procure incluir mais alimentos crus no seu prato. Os alimentos crus como frutas, legumes, verduras e ervas contém as enzimas necessárias para sua digestão, o que poupa energia do organismo.

 

3. Hidrate-se bem 💧

Manter-se hidratado é importantíssimo para o bom funcionamento do organismo como um todo, inclusive para uma boa digestão. Além de apresentar bons resultados para a pele e os cabelos, ela ajuda a reduzir o inchaço corporal.

Mas, durante as refeições, é bom evitar a ingestão excessiva de bebidas, pois esse comportamento pode dificultar a digestão e causar desconforto. Beba meia hora antes ou 1 hora depois de comer, mas evite tomar líquidos durante a alimentação.

 

4. Prepare a sua comida e capriche nos temperos 🥗

Alguns condimentos são indicados para acelerar a digestão, como gengibre, coentro, cominho, açafrão da terra e ghee. Os alimentos recomendados são aqueles que nós conseguimos imaginar crescendo na natureza, da mesma região e estação do ano. Em outras palavras: comida “de verdade”, fresca e, de preferência, orgânica.

 

5. Respeite seu organismo 🌱

Evite comer quando se sentir saciado. Muitas vezes a má digestão se dá pelo excesso de alimento no trato intestinal. Conheça seu corpo e suas necessidades, e saiba o que você está ingerindo. Conhecendo os valores nutritivos dos alimentos, você pode dosar suas porções e evitar qualquer mal-estar digestivo.

 

6. Faça exercícios físicos regularmente 🏃‍♀️

O exercício físico regular é um dos melhores ingredientes para reforçar o processo digestivo. E todas as atividades contam. Suba pelas escadas ou faça caminhadas curtas antes e depois das refeições. Para o seu sistema digestivo não importa o modo, o importante é que você se mexa!

 

Vale ressaltar também que evitar refeições gordurosas, não ingerir bebidas alcoólicas após se alimentar e não praticar atividades muito agitadas depois de comer previnem o mal-estar estomacal e até mesmo problemas mais graves, como o refluxo.

Cuide-se e viva melhor! E não esqueça: Precisou de atendimento médico? Agende sua consulta na Top Clínicas! É só ligar 📞 (48) 3229-8808, mandar uma mensagem no WhatsApp para 📲 (48) 98844-3545 ou clicar aqui.

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