Vantagens e desvantagens das lentes de contato

Vantagens e desvantagens das lentes de contato

As lentes de contato podem ser ótimas substitutas para os óculos de grau em determinados momentos. Desde que haja um cuidado com a higiene e com seu manuseio, elas facilitam o dia a dia de pessoas com problemas oculares.

O uso de lentes de contato possui diversas vantagens quando comparado aos óculos. Quem pratica atividade física com frequência ou possui dores na região do nariz e das orelhas devido ao peso do objeto pode se beneficiar utilizando as leves e imperceptíveis lentes. Elas também não ficam molhadas ou embaçadas e não apresentam reflexos ou distorções na imagem.

Porém, ainda há certas desvantagens, que servem como um sinal de alerta. As lentes de contato precisam de higienização e manutenção constantes para não oferecer riscos aos olhos. Isso porque elas possuem maiores chances de infecções e complicações se comparadas aos óculos de grau e podem deixar os olhos secos e irritados, causando conjuntivite e até mesmo úlceras na córnea.

Pessoas que fazem o uso de lentes por um tempo prolongado ou costumam dormir com elas têm sérios riscos de desenvolver problemas ainda mais graves, como a ceratite ulcerativa, sendo necessário interromper o uso imediatamente.

Portanto, se você utiliza lentes e apresenta coceira, lacrimejamento, vermelhidão, desconforto nos olhos ou alterações na visão, é necessário procurar um oftalmologista para que o problema possa ser identificado e tratado.

Para o uso adequado de óculos de grau e lentes de contato, consulte sempre um oftalmologista. A Top Clínicas oferece atendimento em oftalmologia para você estar sempre em dia com sua saúde ocular!

Agende sua consulta através do telefone (48) 3229-8808 ou envie uma mensagem no WhatsApp para (48) 98844-3545.

Compartilhe: