Saúde no inverno: cuidados com doenças reumáticas no frio

As doenças reumáticas são alterações funcionais do sistema musculoesquelético, em particular nas articulações, de causa não traumática. Entre as mais comuns estão lombalgia, tendinite, osteoporose e fibromialgia.

O inverno é conhecido como um dos maiores inimigos para pacientes de doenças reumáticas, já que o frio impacta ainda mais as dores nas articulações.

A explicação científica é a seguinte: no inverno há constrição da circulação sanguínea, ou seja, os vasos ficam mais estreitos. Além disso, tecidos, tendões e músculos se contraem, visando armazenar o máximo de calor no organismo. Assim, as articulações acabam sofrendo com tudo isso.

Algumas estratégias podem ser utilizadas para reduzir os efeitos provocados pelos fenômenos climáticos das estações mais frias.

Alimente-se bem

Inclua alimentos ricos em cálcio e vitamina D no seu dia a dia. Esses nutrientes são essenciais para a saúde dos ossos. Peixes como salmão, atum e sardinha, leite, iogurte, queijo, legumes verdes e cereais são algumas sugestões para acrescentar na sua dieta.

Faça exercícios físicos

A prática regular e moderada de atividades físicas orientadas e de baixo impacto, como caminhadas,  estimulam o aumento da densidade mineral óssea e ajudam a manter a lubrificação adequada das articulações, reforçando os músculos que as sustentam e diminuindo o risco de fraturas.

Mantenha-se aquecido

O calor descontrai músculos, tendões e ligamentos, aliviando a pressão sobre as articulações e favorecendo a circulação sanguínea. Por isso, esteja sempre agasalhado, evite exposição ao frio intenso e proteja bem as extremidades. Luvas, cachecol e gorro são essenciais.

Mantenha-se hidratado

Normalmente associamos a necessidade de ingerir líquidos com o verão. Porém, manter-se hidratado no frio também é de extrema importância. Consuma bebidas quentes ao longo do dia.

Tome sol

A exposição ao sol estimula a produção de vitamina D, um fator importante para a saúde dos ossos.