O café (e outros corantes) interferem no resultado do clareamento?

Você já pensou em fazer clareamento dental mas desistiu por não conseguir ficar sem o bom e velho cafezinho? O conceito de que não é permitido ingerir bebidas com corantes como café, chá, vinho ou refrigerantes à base de cola durante e após o procedimento já está difundido entre profissionais e pacientes. Mas e agora: é verdade ou mito?

Um estudo realizado em pacientes por um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e publicado na revista científica Operative Dentistry, comprovou que não há necessidade da chamada “dieta branca” durante o tratamento clareador.

O estudo acompanhou 40 pacientes que realizaram clareamento caseiro com peróxido de carbamida 16% durante 3 horas por dia. Os pacientes foram divididos em dois grupos: Grupo Experimental e Grupo Controle.

No Grupo Experimental estavam pacientes que já tinham o hábito de consumir café. O consumo da bebida e de outros alimentos com corante foi completamente liberado. Além disso, os participantes do grupo realizaram bochechos adicionais com café por 30 segundos 4 vezes ao dia.

Já o Grupo Controle foi formado por pacientes que não tomavam café. Eles também não poderiam consumir nenhum alimento ou bebida com corante uma semana antes de iniciar e durante todo o tratamento clareador.

Os pesquisadores registraram a cor dos dentes antes, durante e após o término do tratamento. Como resultado, o clareamento teve sucesso nos dois grupos e os pesquisadores não encontraram diferença no procedimento entre os grupos mesmo após 3 semanas de tratamento.

Uma das explicações destacadas pelo grupo é de que compostos com corantes, como café e outras bebidas, são constituídos de cadeias macromoleculares que não conseguem permear através do esmalte humano.

Assim, segundo a pesquisa, o café está liberado durante e após o tratamento clareador.

Deixe um comentário