Lanche escolar: 5 dicas para seu filho comer bem de verdade

Atualmente, parece um feito impossível educar os filhos para uma alimentação saudável já que estamos em um mundo repleto de ofertas de alimentos ultraprocessados. Sem contar a publicidade dessas opções direcionada para as crianças e adolescentes. Por exemplo, estamos falando de: cereais matinais, biscoitos, salgadinhos em pacote, sucos em caixinha, achocolatados, e a lista não para… E não é por acaso que essas e muitas outras opções semelhantes costumam fazer parte do lanche escolar das nossas crianças.
Sim, eles são lanches bem práticos, mas os alimentos ultraprocessados são conhecidos também por apresentar na composição grande quantidade de sódio, açúcar, gorduras totais e saturadas. E isso impacta diretamente na saúde, também e principalmente em médio e longo prazos. Ou seja, o fato de uma criança consumir com frequência alimentos ultraprocessados contribuirá para o desenvolvimento de doenças como: diabetes, hipertensão arterial e obesidade.
Então, se você tem filhos em idade escolar, continue atento a este post. Separamos cinco dicas essenciais para garantir que o seu filho consuma durante o lanche escolar alimentos nutritivos e que contribuam para o bom funcionamento do organismo.

1) Preze pela variedade de alimentos
Selecionar alimentos variados/diferentes é muito importante para aumentar a ingestão de nutrientes também no lanche escolar. Além disso, a variedade contribui para tornar a alimentação mais agradável e atraente. Basicamente, é preciso levar na lancheira um tipo de cada grupo alimentar. Veja:
1 fonte de proteína (ex: carnes, leite, queijo, ovo);
1 fonte de fibra (ex: fruta, aveia);
1 fonte de carboidrato (ex: pães e cereais integrais);
1 fonte oleaginosa (ex: castanhas, nozes, amêndoas, amendoim).

2) Envolva seu filho na experiência de preparar o lanche escolar
Os pais estão constantemente competindo com a indústria de alimentos. Às vezes, pode parecer difícil preparar um lanche que seja tão atrativo quanto aqueles biscoitos e salgadinhos que têm estampado o personagem de desenho animado favorito do seu filho. No entanto, uma excelente alternativa é ter sempre em casa várias opções de lanches saudáveis (daquela lista do item 1) e, então, deixar que a criança faça suas escolhas. Fazer com que ela se sinta parte do ritual de preparo contribui muito para tornar os alimentos saudáveis algo agradável e divertido aos olhos da criança.

3) Tenha cautela com a escolha e o preparo das frutas para o lanche escolar
Para adquirir frutas que contenham o menos possível de agrotóxicos, faça uma pesquisa antes de comprar para saber quais são as frutas da estação. Opte por elas. Outro ponto bem importante é escolher frutas que podem ser ingeridas com cascas ou, então, que sejam práticas de descascar. Isso porque muitas frutas, depois de cortadas, perdem vitaminas e oxidam (ficam com aparência escura).
Em relação aos sucos, é possível optar pelos industrializados que são 100% integrais (sem adição de açúcares ou conservantes). Também dá para preparar o suco natural pouco tempo antes de a criança ir para a escola. Contudo, nos dois casos, é preciso armazenar o suco adequadamente em uma garrafinha térmica. Agora, o ideal mesmo, é beber água.

4) Não exagere na quantidade do lanche escolar
Lembre-se de que o lanche escolar tem a função de manter o metabolismo funcionando normalmente entre uma refeição principal e outra. Portanto, são as refeições principais que devem ser as responsáveis pela maior parte dos alimentos ingeridos. Consequentemente, para o lanche escolar, separe somente a quantidade essencial, de acordo com a idade da criança. Isso contribui para que ela ingira o suficiente para se manter saudável e possa esperar tranquilamente pela próxima refeição principal. Assim, você evita os riscos de ela comer em excesso.

5) Higienização das lancheiras e armazenamento do lanche escolar
Dificilmente as escolas dispõem de um refrigerador exclusivo para que as crianças guardem seus lanches. Portanto, uma lancheira térmica é uma excelente escolha. Elas são capazes de conservar os alimentos por até quatro horas.
Em relação à higienização, ela deve ser feita diariamente usando água e sabão. No caso das lancheiras térmicas, o cuidado adicional é não utilizar produtos abrasivos, como saponáceos, palha de aço e o lado áspero da esponja durante a limpeza.

CARDÁPIO SEMANAL PARA UM LANCHE ESCOLAR SAUDÁVEL
A seguir, estão cinco sugestões de cardápios para cada um dos dias da semana. Uma boa dica é usar a criatividade para fazer novos conjuntos e criar outros cardápios de lanche escolar saudável. Lembre-se também de sempre estimular o consumo de água, pois ela é fundamental para a saúde.
Dia 1
1 fatia de bolo de maçã com aveia e castanhas + 250 ml de suco natural de laranja (ou água).
Dia 2
1 porção de morangos inteiros + 4 cookies integrais + 250 ml de suco natural de melancia (ou água).
Dia 3
Salada de frutas com iogurte, aveia e granola, água.
Dia 4
1 porção de tomate cereja + 1 pão de queijo + 250 ml de água de coco (ou água).
Dia 5
1 porção de manga picada + 1 torradinha integral com geleia + 250 ml de suco de uva natural (ou água).

Gostou das dicas de hoje? Agora que você já sabe de todas as dicas para preparar um lanche escolar saudável para seu filho, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e contribua para que outros pais também tenham essa atitude positiva.

Deixe um comentário