Como tratar e prevenir a insônia

Como tratar e prevenir a insônia

Não conseguir dormir ou não dormir bem é uma sensação bastante desconfortável. Essa sensação é chamada de insônia, distúrbio persistente que afeta a capacidade de uma pessoa adormecer ou continuar dormindo por um período necessário para o descanso 🥱

Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de brasileiros de diferentes idades sofrem de insônia. Os principais sintomas desse distúrbio são:

 

  • Dificuldade para adormecer;
  • Não conseguir dormir por muito tempo;
  • Sentir-se cansado após dormir;
  • Dificuldade em manter a concentração, atenção e memória;
  • Redução da motivação;
  • Mau humor excessivo.

 

Com esse problema, os pacientes são prejudicados pela privação do sono e acabam não conseguindo realizar as atividades do dia a dia com qualidade. Por sentirem-se cansados, muitas vezes há falta de motivação e perda da qualidade de vida.

Existem inúmeras causas para a insônia. Alguns hábitos podem auxiliar no surgimento do problema, como por exemplo: dormir assistindo televisão, pegar no sono em horários muito diferentes, comer alimentos pesados antes de dormir e fazer uso de bebidas estimulantes, como café, álcool ou chá preto.

Porém, existem causas patológicas, como quando o paciente sofre de ansiedade, depressão ou estresse excessivo.

Devido a falta de importância que muitas pessoas dão ao problema, muitas vezes os pacientes convivem com a insônia durante muito tempo sem procurar ajuda, prejudicando, assim, todas as áreas da vida.

Por isso, para diagnosticar e tratar a insônia, procure um neurologista. A Top Clínicas possui atendimento especializado em neurologia para identificar as causas da insônia e outros problemas neurológicos e tratá-los da melhor maneira, contribuindo para melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Precisa agendar uma consulta médica? Clique aqui, ligue para (48) 3229-8808 ou mande uma mensagem no WhatsApp para (48) 98844-3545.

Compartilhe: